Geral
2º Etapa Caminhos do Graffiti
Segundo Viaduto da Dez de Dezembro será pintado no decorrer da semana
Como proposta do projeto Caminhos do Graffiti, de 08 a 13 de março estará ocorrendo a segunda etapa no viaduto da Celso Garcia Cid.
Propomos nesse projeto a realização de ações artísticas e pedagógicas com a arte do Graffiti, numa dimensão de cidade, ABRINDO CAMINHOS DE GRAFFITI, que serão grandes corredores de graffitagem coordenado pelo grupo CapStyle, com abordagens temáticas, tornando-se referência de leitura da cidade através da graffitagem, para nossa população e visitantes da cidade. Os graffitis acontecerão em sete viadutos da Dez de Dezembro, a segunda temática abordada será “pioneiros”, pelo artista Napa. O projeto é realizado pela Associação Londrinense de Circo em conjunto com a Fábrica Rede Popular de Cultura, e tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Em conjunto irão ocorrer oficinas de graffitagem com iniciados nessa linguagem artística, vinte pessoas foram contempladas para participar e se aprofundar no Graffiti, sendo dez bolsistas que receberão um valor como incentivo e custeio do transporte para as edições. A grafitagem é uma arte contemporânea e também uma nova perspectiva de leitura do mundo, onde o local se torna tela, comunicação, vivificação. Coloca em relevo para a população a leitura semiótica, que não se limita nem se coloca dependente do verbal. Ao contrário, insere o verbal em novos modos de dizer. Tudo isso é feito de modo partilhado, público, tendo a cidade como espaço expositivo-interativo.
Com o programa CAMINHOS DE GRAFFITI o poder público dá à grafitagem um destaque significativo na vida da cidade, criando uma ação planejada de transformação de viadutos (e futuramente também outros espaços) em telas urbanas para o trabalho artístico dos grafiteiros de Londrina. A cidade abre caminho para tornar-se um exemplo nacional de fomento à imaginação criadora e ao colorido que é leitura crítica da vida social, presentes no graffiti como arte urbana.