Fale conosco
< voltar

NotíciaS

01 ago

Geral

II Festival de Circo de Social Nossa América.

Rede Circo do Mundo Brasil e ICA realizam em Mogi Mirim o II Festival de Circo
de Social Nossa América.A segunda edição promete movimentar o turismo e cultura de Mogi Mirim, em ações descentralizadas gratuitas ao longo de 6 dias de programação.

Mogi Mirim foi a cidade escolhida para ser a sede da segunda edição do Festival de Circo Social Nossa América. A primeira edição, ocorrida em Goiânia foi um sucesso de público e acesso ao circo em suas mais variadas formas, impactando mais de 30 mil pessoas. Sob responsabilidade da Rede Circo do Mundo Brasil (RCM-Br), gestão local do ICA e apoio da Unicamp, através da FEF (Faculdade de Educação Física) e Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS), o festival será realizado de 1 a 6 de agosto, em programação diversificada e gratuita contemplando espetáculos, eventos formativos e oficinas artísticas. “Desejamos que a segunda edição do festival seja um marco não só para a história da Rede Circo do Mundo, mas para Mogi Mirim, envolvendo toda a população em oportunidades de acesso cultural e formativo de qualidade”, ressalta Sergio Oliveira, presidente da RCM-Br.

Ao longo da programação formativa, organizações circenses de todo o Brasil debaterão questões de direitos culturais, o circo na pandemia, os desafios na formação de profissionais, entre outros temas pertinentes à atualidade. Destacamos a presença de Marco Antonio Bortoleto e Ermínia Silva, docentes da Unicamp e líderes do CIRCUS ao longo da programação formativa, além de Cláudio Barria, doutor em estudos sociais aplicados à Educação pela Universidade Federal Fluminense. Ainda, contaremos com a presença ilustre do Secretário de Cultura, Luiz Dalbo e da Secretária de Assistência Social, Cristina Puls. Já as atrações artísticas trarão ao palco belíssimas produções nacionais das organizações que compõe a RCM-Br, além de um palco aberto no último dia do evento com grupos locais. Em complemento às atrações artísticas, serão realizadas intervenções urbanas como carreata de abertura e palhaceata. “Queremos que ao longo dessa semana, a população viva a arte circense de diversas maneiras, seja na rua, no palco ou em um debate. Esses movimentos reforçarão o quanto a arte é essencial para a vida em sociedade e ter acesso à eles é um direito de todos”, enfatiza Gean Oliveira, orientador cultural do ICA. Para abrilhantar ainda mais o festival teremos a participação da Trupe Circense FLIP Fabrique, de Quebec, com a exibição online do espetáculo Blizzard e bate papo logo após o termino da exibição com Camila Comim, brasileira, ex-ginasta olímpica, artista e membro fundadora da FLIP.

As organizações participantes do II Festival são referências nacionais na temática do circo social, sendo elas: Associação Londrinense de Circo (Londrina – Paraná), Circo Alegria (Toledo – Paraná), Circo Laheto (Goiás – Goiânia), CircoLo Social (Búzios – Rio de Janeiro), Escola Pernambucana de Circo (Recife – Pernambuco) , Instituto Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes – São Paulo) e a Anfitriã ICA – Instituição de Incentivo a Criança e Adolescente de Mogi Mirim. (Mogi Mirim – São Paulo). “Estamos imensamente felizes em sediar a segunda edição do Festival, justamente no ano em que o ICA completa 25 anos de existência. Comemorar o circo em suas mais variadas formas é muito simbólico para todos nós, e reforça o caminho que escolhemos lá no início. Desejo que toda a população aprecie e viva a programação, que foi cuidadosamente pensada e preparada”, conclui Danilo Alberti, articulador social do ICA. Este festival é realizado através do PRONAC – Programa Nacional de Apoio a Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio das empresas WLM e Cartoníficio Valinhos. Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.
A programação completa pode ser conferida em: festival.redecircodomundo.org.br

ContatO

Associação:
(43) 3322 3708
Av. Saul Elkind, 836-872 - Londrina / PR

Paulo Libano: +55 (43) 99161 0170
(responsável)

Sergio Oliveira: +55 (43) 99115 6194
(responsável)

Design:Lasca Studio
Desenvolvimento:Programatório
Todos os direitos reservados.