Fale conosco
< voltar

NotíciaS

19 dez

Geral

LONDRINA + Histórias

Do Ballet à Psicomotricidade: Uma Jornada de Descobertas no Evento Londrina + Histórias

Realizado no dia 30 de novembro, o evento foi realizado pelo Programa Vencer e contou com estandes e apresentações das modalidades oferecidas nas escolas Municipais e CMEI´s .

Texto de João Gonçalves
(Estagiário de jornalismo da ALC)

Em um sábado quente e nublado, 30 de novembro de 2024, alunos, pais e professores se dirigiram para o Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, para o último dia do evento Londrina + Histórias, realizado pelo Programa Vencer e firmado pela parceria da Secretaria Municipal de Educação com instituições como a Associação Londrinense de Circo (ALC).
Durante o ano de 2024, o projeto junto da ALC levou às escolas municipais da cidade oficinas de Ballet, Circo, Teatro, Ginástica Rítmica e Psicomotricidade.

Dentro do parque, os estandes das apresentações e atividades tinham muitas pessoas, principalmente crianças, participando e/ou assistindo. Na sessão de Ballet, às 13h, cinco instituições se apresentaram e  uma delas chamou a atenção de muitos espectadores, inclusive a minha: o CMEI Malvina Poppi. Tal chamamento não foi somente pela divertida apresentação, mas pela presença de um único menino em um grupo formado somente por meninas.

Um pequeno bailarino, de roupas pretas, chamado Pedro Bernardo Antônio, brilhou desde o momento em que entrou no palco. O garoto dançou e se divertiu, abrilhantando os olhos da mãe, Tais Oliveira. Ela conta que essa é a maior paixão do filho e relembra o preconceito que existia quanto ao ingresso de Pedro nas aulas de Ballet, “Desde muito pequeno ele mostra que gosta do Ballet. No começo, não aceitavam que ele fizesse parte das aulas, tanto é que ele começou a fazer Taekwondo mesmo não gostando. Hoje você vê que ele é apaixonado pelo Ballet; é a vida dele”, afirmou Tais.

Enquanto conversávamos, Tais chamou Celiana Pedroso, diretora do CMEI Malvina Poppi, para também dar uma palavrinha. Perguntei a importância do Projeto Vencer nas escolas e recebi a seguinte resposta,“Acho que é um projeto que deve continuar e ser ampliado dentro das instituições de ensino. Trazer mais modalidades que comecem lá no C3 (classe de alunos com três anos) e ter várias opções. As crianças estão muito felizes em poder participar”, enfatiza a Diretora. Ela  também apontou que essas atividades “desenvolvem a disciplina, o companheirismo e o trabalho em equipe”, sendo extremamente importantes para o crescimento dos alunos.

Depois de andar um pouco pelos outros estandes, encontrei a tenda de uma modalidade até então pouco conhecida por mim: a Psicomotricidade. No chão estavam vários brinquedos que formavam um trajeto por onde crianças passavam por aros e pulavam por cima de barras.

A professora Vanessa Tavares da Silva, que trabalha com a modalidade nas escolas compartilhou um pouco sobre o que é essa ciência, “A psicomotricidade desenvolve a parte física, afetiva, psíquica e motora. Trabalhamos com os movimentos motores aliados à alfabetização. Parece uma brincadeira, mas temos como finalidade desenvolver essas áreas”, explicou.

Vanessa conta também que esse foi o primeiro ano onde a modalidade foi implementada nas escolas, e aponta os objetivos, “Essa modalidade busca desenvolver toda a parte física e cognitiva aliada à alfabetização, dando um passo muito grande no desenvolvimento da criança. A proposta é que ela chegue ao primeiro ano do Ensino Fundamental com o intelecto e o corpo mais preparados para o processo de formação”.

Graças ao Programa Vencer, a psicomotricidade atende 300 crianças nos CMEI´s  da cidade de Londrina.

____________________________________________________________________________________________________________________

No Palco do Circo: A História de Theo e Sua Mãe no Londrina + Histórias

Texto de Thiago Paes de Souza
(Estagiário de jornalismo da ALC)

O ginásio vibrava com energia no dia 30 de novembro, durante o evento Londrina + Histórias. Realizado pela Secretaria de Educação de Londrina, através do Programa Vencer, em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC), o evento transformou o espaço em uma celebração de talentos e histórias. Crianças e adolescentes participaram de apresentações nas modalidades de teatro, balé, ginástica rítmica, circo e psicomotricidade, enquanto familiares e visitantes exploravam estandes interativos.

Entre os muitos talentos que subiram ao palco, Theo Henrique, de 11 anos, chamou atenção com a performance nos malabares. “Malabares, que é a bolinha, e é muito legal de fazer”, contou ele com um sorriso tímido, momentos antes de entrar em cena.

No meio da plateia, Suzi Teodoro, mãe de Theo, mal conseguia segurar a emoção. “Ah, foi muito emocionante, porque ele já teve outras apresentações, só que na escola, né? Como é meio de semana, nunca pude ir, porque era a primeira vez. E tipo assim, ele ama fazer circo, né? E eu nunca imaginava o que ele sabia fazer. Pra mim foi uma surpresa linda, emocionante.”

Quando Theo começou a apresentação, o silêncio se fez entre os espectadores, que logo reagiram com aplausos calorosos. As bolinhas coloridas giravam no ar com precisão enquanto o garoto mantinha o olhar atento e os movimentos ágeis. Apesar da paixão pelo circo, Theo revelou outro sonho: “Sim, eu gosto muito de fazer circo, eu amo, mas eu gosto bastante mesmo, eu amo de coração jogar futebol.” Não à toa, ele destacou ser torcedor do Corinthians.

Para Suzi, além da emoção de assistir ao filho no palco, foi inspirador perceber o impacto positivo do circo na vida de Theo. “Teve muita mudança, sabe? Até na preparação física dele”, confirmou a mãe.

O Londrina + Histórias mostrou o quanto a arte pode ser transformadora, unindo famílias e fortalecendo a autoestima das crianças. Após o espetáculo, Theo correu para os braços da mãe, celebrando mais do que um momento de aplausos: a conexão e o orgulho que apenas histórias vividas assim podem trazer.

____________________________________________________________________________________________________________________

Orgulho de pai e participação inesperada

Texto de Thiago Paes de Souza
(Estagiário de jornalismo da ALC)

Marco Antônio, 40 anos, não imaginava que o dia 30 de novembro ficaria tão marcado para ele. Analista de atendimento e pai dedicado, ele foi ao evento Londrina + Histórias para assistir a apresentação de ginástica rítmica da filha, que treina e estuda na Escola Municipal Professor Moacyr Camargo Martins. Ente os risos e aplausos, Marco não apenas viu a filha brilhar no palco, como também se tornou, por alguns minutos, parte do espetáculo.

“Tenho a minha filha que participa do Instituto Moacyr Camargo”, contou ele, orgulhoso, enquanto descrevia a emoção de vê-la em ação. “É orgulho, né? Eu sou babão por natureza e aí você vê ela fazendo, se doando... ensaiando. Você vê a concentração dela, então é muito bacana isso. A gente fica muito orgulhoso.”

O evento foi um dia repleto de apresentações de circo, teatro, ballet, ginástica rítmica e psicomotricidade. Desde o início de suas atividades em 2024, o Programa Vencer vem promovendo projetos culturais e esportivos em escolas e CMEIs da rede municipal de ensino. Para Marco, que começou a conhecer mais sobre o programa durante o evento, o impacto é claro. “Eu estou conhecendo agora, mas acho que é bacana, é um estímulo legal para o pessoal. E assim, se tiver uma colaboração das pessoas competentes, é tudo pra dar certo.”

Enquanto assistia às apresentações, Marco foi surpreendido por um convite inesperado dos palhaços Boquinha e Estremelique de subir ao palco, para participar de uma brincadeira durante o show da dupla. Entre risos da plateia e olhares atentos da filha, Marco se soltou. “Foi muito bacana, é bom participar! Você interage com as pessoas e dá um exemplo para seu filho também, sobre ficar desinibido e fazer acontecer. É bacana!”

Para ele, momentos como esses têm um significado maior: são um reflexo do que ele espera para a educação e o desenvolvimento da filha. “Esses eventos mostram pra gente como eles crescem e como vale a pena incentivar. Não é só o aprendizado, é a experiência, o esforço deles.”

Para Marco, a combinação de assistir à filha no palco e participar ativamente da diversão transformou o dia em algo muito especial. “Você sai daqui com o coração cheio. É isso que importa.”

Diante de tantas emoções foi possível vivenciar o Londrina + Histórias para além de um evento, mas sim uma experiência de orgulho e descobertas!


Atividade referente ao programa de Estágio de Jornalismo
com supervisão de
Marina Melo Mendes
Coordenadora de Comunicação
Jornalista MTB 0011172|PR

ContatO

Associação:
(43) 3322 3708
Av. Saul Elkind, 836-872 - Londrina / PR

Paulo Libano: +55 (43) 99161 0170
(responsável)

Sergio Oliveira: +55 (43) 99115 6194
(responsável)

Design:Lasca Studio
Desenvolvimento:Programatório
Todos os direitos reservados.